Como veem os jovens a biodiversidade em Portugal? Esta foi a pergunta a que a 1ª edição do Concurso de Fotografia NaturGramPT procurou responder, desafiando jovens portugueses ou residentes em Portugal, dos 18 aos 25 anos, a partilharem as espécies captadas pelas lentes das suas máquinas fotográficas.
A rede social Instagram esteve na base da interação com os jovens e serviu de veículo para a logística de todo o concurso, que decorreu entre julho e dezembro de 2022. A cada mês, foi divulgado um grupo de espécies-alvo diferente a ser focado nas fotografias, por forma a acolher a e atenção e sensibilizar os jovens para a conservação de diferentes organismos: – julho, insetos; agosto, peixes e invertebrados aquáticos; setembro, aves; outubro, répteis e anfíbios; novembro, cogumelos; e dezembro, plantas. Depois de selecionadas, as fotografias foram submetidas à avaliação pelos seguidores da página, tendo sido galardoados as três fotografias e respetivos autores que conquistaram mais ‘gostos’ ❤️.
São precisamente estas as fotografias exibidas na exposição que é hoje inaugurada no Centro Comercial de Alvalade (junto à entrada do metro), e que poderá ser visitada até 9 de março. Entre elas, está a de João Ponte, vencedor geral do concurso, que destaca um casal de isópodes marinhos do género Anilocra que parasitam peixes. O júri foi composto por um fotógrafo da natureza, especialistas das áreas do concurso e membros da organização, decidiu que esta fotografia fosse a vencedora, pela sua originalidade, conteúdo e pela qualidade fotográfica.
A 1ª edição do Concurso de Fotografia NaturGramPT resulta do Projeto Europeu NEWSERA (Citizen Science as the new paradigm for science communication) em colaboração com o cE3c e com a Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, e apoio da Associação BioDiversity4All. A coordenação esteve a cargo de Raquel Mendes (grupo de investigação em Conservação em Sistemas Socio-Ecológicos do cE3c), Artur Saraiva (IPSantarém e LEAF, ISA); Inês Navalhas (CIUHCT-FCUL) e Cristina Luís (CIUHCT-FCUL). Os investigadores cE3c Rui Rebelo e Patrícia Tiago integraram ainda a equipa nas suas áreas de especialidade.
Related News
view all 4 sExposição “Ar no Mar - As aves do oceano profundo” na Faculdade de Ciências ULisboa
15 Mar 2024
30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados este fim-de-semana com exposição e bioblitz em Grândola
19 Feb 2024
Investigadora cE3c Maria Dias foi consultora científica da exposição, a visitar, até 29 de outubro, no Porto
20 Jul 2023
cE3c é uma das entidades que apoia o Concurso Anual promovido pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC).
24 Mar 2023