Contacts Subscribe Newsletter
Cabeçalho da capa do Special Issue Evolution in Agricultural Systems, Evolutionary Applications.

Comparativamente aos sistemas naturais, os sistemas agrícolas são considerados sistemas ecológicos simplificados, por dois motivos principais: a sua gestão pelo Homem e o habitual cultivo de um reduzido número de espécies; e a sua dependência de pesticidas, “que têm efeitos tóxicos não só sobre as pragas de culturas visadas, mas também sobre muitos outros organismos incorporados nas teias alimentares dentro desses agroecossistemas”. Por via destes fatores, o seu acompanhamento do ponto de vista evolutivo tende a ser não apenas facilitado, mas também a permitir experiências in loco no campo, ao invés da sua recriação em laboratório.

Contudo, será esta simplicidade real, ou tão linear como aparenta ser à primeira vista? Ou estará a sua complexidade por desvendar? Este dilema orienta os estudos apresentados neste número especial, que revelam o estado da arte sobre as respostas fenotípicas e genéticas ao ambiente, interações bióticas e o papel dos micróbios em sistemas agrícolas. Com base nas conclusões apresentadas, as autoras reforçam que o conhecimento acerca do funcionamento dos sistemas agrícolas é fundamental “quer para compreender melhor os sistemas naturais, quer para melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar”.

As investigadoras cE3c Sara Magalhães, Leonor Rodrigues, e Marta Montserrat, colaboradora externa do Centro, coordenam a edição do número especial da conceituada revista Evolutionary Applications dedicado à Evolução em Sistemas Agrícola. Assinam ainda o artigo de revisão que o encabeça que, ao levantar o estado da arte em vários domínios da Ecologia e Evolução nestes sistemas, representa um importante ponto de partida para a interpretação e integração do conhecimento atualmente existente.

Excerto da capa do Special Issue Evolution in Agricultural Systems, Evolutionary Applications. Créditos das imagens.

Related News

view all 21 s
Fernando Mangas Catarino celebra 90 anos!

Fernando Catarino, biólogo e botânico, foi Professor de várias gerações de docentes e investigadores do cE3c e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

14 Nov 2022

Continuar a abater sobreiros não é sustentável

Continuar a abater sobreiros não é sustentável

30 Aug 2023

Sara Magalhães eleita Presidente da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva

Sucede a Pedro Simões, investigador cE3c que liderou a APBE no quadriénio anterior.

03 Feb 2023

CHANGE: Desafios e atividades prioritárias discutidas na 1.ª Assembleia do Laboratório Vivo do Montado

A 1.ª Assembleia do Laboratório Vivo do Montado reuniu 34 entidades para discutir os desafios e as atividades prioritárias do Laboratório Vivo no passado dia 3 de junho.

19 Jun 2024

View All News