A investigadora cE3c Sara Magalhães foi eleita Presidente da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE) no último Encontro Nacional da especialidade que teve lugar em Dezembro na Universidade do Minho, dando início a uma mandato que se prolongará até 2026.
Sucede a Pedro Simões, investigador cE3c que comandou os destinos da APBE no quadriénio anterior. Nos últimos anos, foram vários os rostos do cE3c (e de seus colaboradores externos) que integraram os corpos sociais da Associação, espelhando o reconhecimento da qualidade da investigação que é feita no Centro e a vontade e proatividade dos seus membros na promoção da Evolução e da Biologia Evolutiva. São disso exemplo os investigadores Vítor Sousa, Teresa Nogueira, Susana Varela, Leonor Rodrigues, Ana Rita Ponce, Inês Fragata e Ivo Chelo.
Sara Magalhães irá assumir novamente o cargo que desempenhou entre 2014 e 2018 na APBE que, tal como indicado na sua página oficial, "pretende representar os professores, investigadores ou divulgadores de ciência portugueses ou que residem em Portugal e que exerçam funções em todas as áreas da Biologia Evolutiva", tendo por missão "promover encontros entre associados, assim como estabelecer a ligação entre esta comunidade e toda a sociedade".
A cientista multipremiada lidera o grupo dedicado à Ecologia Evolutiva e o subgrupo MITE2 - Investigação Multidisciplinar direcionada para a Ecologia e Evolução. Conquistou a primeira ERC Consolidator Grant atribuída em Ecologia e Evolução em Portugal.
Votos do maior sucesso para este novo mandato e para a APBE!
Related News
É o terceiro mandato à frente dos destinos da Sociedade, constituída em 1995.
09 Mar 2023