
Maria Amélia Martins-Loução, investigadora cE3c no grupo dedicado à Ecologia Planta-Solo, foi esta semana reeleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). É o 3º mandato consecutivo à frente dos destinos da entidade que procura assumir-se enquanto "espaço onde os ecólogos podem e devem interactuar, reforçando a ciência ecológica na sua interdisciplinaridade".
Com um trabalho amplamente reconhecimento e premiado na promoção da Ecologia enquanto ciência e dos ecólogos enquanto profissionais dedicados a esta área do saber, Maria Amélia Martins-Loução volta a liderar a Sociedade que tem conhecido particular crescimento e consolidação nos últimos anos, quer a nível científico, quer pela interação com público não-especializado.
A SPECO tem continuado a promover a organização de fóruns científicos como o anual Encontro Nacional de Ecologia ou o Encontro Europeu de Ecologia, acolhido em 2019 em parceria com a Federação Europeia de Ecologia (presidida pela investigadora cE3c Cristina Máguas); a lançar o Prémio de Doutoramento em Ecologia - vencedores 2017, 2018, 2019, 2022; e investir na divulgação na Rede LTER Portugal, cuja criação foi promovida pela ex-Presidente da SPECO e igualmente investigadora cE3c, Margarida Santos-Reis. Para público não-especializado, a celebração do Ecology Day (Dia da Ecologia) tem-se assumido como o pináculo da sua atividade nesta matéria, reunindo dezenas de atividades e centenas de participantes todos os anos. Em 2022, apresentou duas novas iniciativas: o projeto Pergunta a um Ecólogo, "uma ponte entre as escolas e os ecólogos, assente no espírito crítico, no estímulo à expressão escrita e na promoção de uma cidadania ambiental activa"; e o lançamento da obra Um Pouco Por Toda A Parte: A Ecologia no Século XXI comemorativa dos seus 25 anos.
Os novos corpos sociais da SPECO integram membros de várias unidades de investigação de Norte a Sul de Portugal, nomeadamente, cE3c, CESAM, CFE, MARE e MED. Do cE3c, além de Maria Amélia Martins-Loução, integram a Direcção Nacional, Cristina Máguas (Vice-Presidente), Helena Serrano (Tesoureira), Alice Nunes (Vogal co-coordenadora da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico) e Rúben Oliveira (Vogal co-coordenador da Rede Portuguesa de Comunicação e Divulgação da Ecologia). Integram ainda a Mesa da Assembleia Geral Cristina Branquinho (Presidente) e Luís Miguel Rosalino (1º Secretário).
Votos do maior sucesso para este novo mandato e para a SPECO!
Related News
view all 21 s
A 1.ª Assembleia do Laboratório Vivo do Montado reuniu 34 entidades para discutir os desafios e as atividades prioritárias do Laboratório Vivo no passado dia 3 de junho.
19 Jun 2024

O Laboratório Vivo do Montado integra agora a European Network of Living Labs (ENoLL).
19 Jun 2024

Agir localmente, pensar globalmente: uma horta comunitária no campus é crucial para prestar serviços de ecossistema à comunidade
29 Jan 2024

Continuar a abater sobreiros não é sustentável
30 Aug 2023