Joana Jesus – grupo de investigação em Stress Ambiental & Ecologia Funcional –, Beatriz Portinha – grupo de investigação em Genética Evolutiva – e Marta Antunes – grupo de investigação em Ecologia Evolutiva – são as grandes vencedoras da 3ª edição do Orçamento Participativo cE3c.
Conheça os projetos galardoados:
The winner takes it all: when successful invasion is powered by symbiosis, de Joana Jesus
O objetivo deste estudo é compreender o papel da nodulação (processo de resposta das plantas à necessidade de fixação de azoto que desencadeia a simbiose com microrganismos) no estabelecimento e dispersão da leguminosa invasora Acacia longifolia. Para isso, Joana Jesus irá identificar os parceiros microbianos que interagem com a planta, como estes variam ao longo do seu desenvolvimento e como diferem entre ecossistemas, alterando a microbiota do solo. Graças à implementação de uma metodologia de Sequenciação de Nova Geração (NGS), irá obter um conhecimento mais fino dos organismos envolvidos na nodulação e originar dados que possam ser interpretados à luz da ecofisiologia das acácias.
Genomic signatures of selection in hybridising ants: how does temperature affect viability selection during early development?, de Beatriz Portinha
Que efeitos podem desencadear as alterações climáticas na adaptação e hibridação entre espécies? Será esta a questão última que Beatriz Portinha procurará responder ao longo do seu estudo, olhando para o efeito da temperatura nos padrões genómicos responsáveis pelo desenvolvimento de formigas-da-madeira híbridas e não-híbridas (espécies Formica polyctena e Formica aquilonia). Ao usar ovos e larvas submetidos a diferentes temperaturas, o estudo permitirá perceber como atua a seleção sobre estas fases iniciais e o que isso significa para a sua viabilidade.
Evolving & expressing: real-time transcriptome evolution during adaptation to global warming, de Marta Antunes
Compreender os mecanismos moleculares por detrás da adaptação às mudanças de temperatura é uma questão muito premente, considerando os contributos do aquecimento global para a crise de perda biodiversidade. Este é o ponto de partida do estudo que Marta Antunes irá iniciar, dando continuidade aos resultados do projeto ADAPTCLIMWARM. Usando populações da mosca Drosophila subosbcura de diferentes origens – do Norte e Sul da Europa – que têm vindo a desenvolver-se sob diferentes regimes climáticos, irão ser analisadas as suas respostas fenotípicas e expressão genética, procurando validar 15 genes candidatos associados à sua adaptação e seleção.
O Orçamento Participativo cE3c assume as valência promoção da investigação, inovação, empreendedorismo, disseminação e divulgação no seio da comunidade dos alunos de doutoramento do Centro, tendo já financiado um total de 10 projetos.
Desejamos a maior sorte para as 3 vencedoras e para os seus projetos!
Related News
Mariana Ramos, Júlio Laia e João Jacinto são os proponentes dos projetos eleitos pela comunidade CE3C na quarta edição da iniciativa.
11 Mar 2024