O Sistema Nacional de Informação sobre os Peixes de Água Doce e Diádromos (SNIPAD) disponibiliza a informação a múltiplos utilizadores, incluindo técnicos, investigadores, e entidades com responsabilidade na conservação da biodiversidade e na gestão dos recursos aquícolas, mas também ao público em geral, e espera-se que venha a ser um instrumento importante de apoio a atividades técnico-científicas e apoio à decisão e ao exercício da pesca, mas também na divulgação e sensibilização para a situação grave em que se encontra este grupo de vertebrados. Portal é o mais recente resultado do projeto que desencadeou a criação do Livro Vermelho dedicado a estes organismos, coordenado por Maria Filomena Magalhães.
Os peixes são em geral pouco visíveis e menos carismáticos que outros grupos de vertebrados, e a sua importância para os ecossistemas e bem-estar humano não é facilmente percebida. O SNIPAD, vem dar a conhecer este grupo muito ameaçado ao público, e é um instrumento indispensável para mudar esta realidade.
Os visitantes podem encontrar duas ferramentas na plataforma digital: o Portal de Dados e o Peixe-robot. No Portal de Dados, é possível obter informação acerca das espécies nativas e exóticas que ocorrem em Portugal Continental, descobrir as suas distribuições geográficas e os registos da localização de indivíduos. Já o Peixe-robot promete ser um verdadeira ajuda para a identificação das espécies. A ferramenta dispõe de uma interface interativa para descobrir que espécie foi encontrada com base nas suas características morfológicas e na localização do utilizador, que permite determinar o conjunto mais provável de espécies que ocorrem nas proximidades.
A par do Livro Vermelho dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental, o SNIPAD resulta de um projeto desenvolvido pelo CE3C e MARE em representação da FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, em parceria com o ICNF, I.P., e foi financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental. O ICNF, I.P. detém a propriedade intelectual e material do SNIPAD, enquanto autoridade nacional para a conservação da natureza e biodiversidade.
Related News
Evento decorre esta quarta-feira, 26 de julho, pelas 16h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
24 Jul 2023