De 11 a 17 de outubro, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa acolheu o Curso de Outono em Gestão de Risco Climático - Estratégias e Ferramentas para os Desafios Regionais e Locais, encabeçado pelo investigador cE3c Tiago Capela Lourenço, no âmbito do projeto internacional REGILIENCE.
Durante estes seis dias, 16 participantes puderam partilhar ativamente a sua experiência, identificar os desafios que enfrentam e conhecer os mais recentes desenvolvimentos e ferramentas para os resolver com um painel de especialistas internacionais. Com um programa rico, na interface entre a teoria e a prática, os participantes beneficiaram de um conjunto de palestras e da análise de cenários reais à escala regional e local, capacitando-se em vários instrumentos que poderão implementar nos seus próprios contextos.
O curso foi concebido para seguir os aspetos específicos do ciclo da política de gestão de risco climáticos ilustrados na ferramenta de apoio à adaptação do Climate-ADAPT (Adaptation Support Tool). O conteúdo do curso considerou as fases iniciais de (1) preparação do terreno para a ação e (2) identificação dos riscos climáticos e das opções de resposta, bem como as fases mais avançadas como a (3) avaliação, implementação e monitorização das opções, e (4) comunicação, envolvimento e reporte a diferentes públicos. O painel internacional de formadores apresentou os principais contextos políticos e científicos, nomeadamente, a Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas, bem como a sua experiência os quadros mais relevantes neste domínio.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar numa saída de campo a Cascais para experienciar e discutir casos-de-estudo reais, incluindo soluções ecológicas e baseadas na natureza implementadas recentemente pela Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente. A discussão em torno dos principais benefícios, desafios e limites deste tipo de soluções, estimulou um intercâmbio frutífero de cenários e abordagens locais em vários países europeus.
O curso deu também espaço à criação de uma comunidade focada na aplicação prática de conhecimento verdadeiramente interativa e motivada pelo ambiente de aprendizagem motivado pelo bom-humor e dedicação do coletivo.
O Curso de Outono do cE3c foi financiado pelo Mecanismo Europeu de Recuperação e Resiliência NextGenerationEU e contou com o apoio da Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas.
Related News
CLEANFOREST na vanguarda da compreensão dos efeitos dos extremos climáticos e poluição nas florestas Europeias.
14 May 2024
O curso “Uso da tecnologia em biologia de campo” foi apresentado, pela primeira vez, em 2023 pelas investigadoras cE3c Inês Rosário e Maria Dias.
22 Jun 2023