Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras CE3C-CIÊNCIAS, são três das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”, que faz parte do relatório “Interlinking climate change with the Water - Energy - Food - Ecosystems (WEFE) nexus in the Mediterranean Basin”.
O segundo capítulo deste relatório, do qual Cristina Branquinho é autora principal, pretende aprofundar os impactos dos impulsionadores de mudança (drivers of change) no nexo água-energia-alimentação-ecossistemas (WEFE) nesta região do globo. Estes drivers incluem as alterações climáticas e de habitat, as mudanças no uso do solo, a poluição do ar, do solo e da água, o crescimento populacional, a industrialização e urbanização, as mudanças de estilo de vida e os conflitos globais.
Tendo em conta a estreita ligação entre os componentes WEFE, uma mudança num deles pode ter um efeito em cascata nos outros, criando uma complexa rede de interações. Esta secção do documento pretende realçar a importância de reconhecer a interligação entre a água, a energia, a alimentação e os ecossistemas na região do Mediterrâneo, para os avaliar a uma escala local e de forma holística para que se possam tomar decisões políticas mais eficientes e informadas.
As três autoras contribuíram especificamente para a secção do capítulo que aborda os impactos destes drivers nos ecossistemas, levando à sua degradação, perda de biodiversidade entre outros, com impactos diretos e indiretos no nexo WEFE.
O relatório preparado pela rede Mediterranean Experts on Climate and Environmental Change (MedECC) resulta do esforço conjunto de cientistas e agentes políticos, com o objetivo de fomentar a discussão em torno dos impactos das alterações climáticas e ambientais na bacia do Mediterrâneo. Os resultados e conclusões deste documento foram apresentados na Conferência Para as Alterações Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC, na sigla em inglês), mais conhecida por COP29, que decorreu de 11 a 22 de novembro de 2024, em Baku, no Azerbaijão.
Sobre o MedECC
O MedECC é uma rede internacional e independente de especialistas em alterações climáticas e ambientais fundada em 2015 com o objetivo de informar agentes políticos e o público em geral sobre o impacto destas alterações na Bacia Mediterrânea, com base na evidência científica mais recente.
Related News
view all 15 sA comunidade de anfíbios do Gerês foi incapaz de recuperar dos surtos de ranavirose detetados nos anos 90.
15 Nov 2022
Investigadoras cE3c Filipa Grilo, Margarida Santos-Reis e Cristina Branquinho desenvolvem quadro conceptual que visa apoiar a tomada de decisão em meio urbano.
22 Feb 2023
Investigadora cE3c Maria Dias coordena estudo pioneiro à escala mundial que revela as áreas de maior risco de exposição ao plástico pelas já ameaçadas aves marinhas.
04 Jul 2023
Estudo assinado pelos/as investigadores/as CE3C Maria Cristina Duarte, Rui B. Elias e Maria M. Romeiras procura pôr termo a debate com quase 200 anos.
25 Nov 2024