Contacts Subscribe Newsletter

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023. Este projeto visa a preservação e a monitorização contínua do hotspot de biodiversidade subterrânea no Algarve, reconhecido mundialmente pela sua importância ecológica.

A cerimónia foi marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre CIÊNCIAS e a Câmara Municipal de Loulé, que detém a propriedade do terreno onde se localiza a cavidade subterrânea.

Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, destacou a importância das autarquias e do poder local, referindo que “a investigação aliada à contribuição para a sociedade é um dos fundamentos que valorizamos em CIÊNCIAS. É esta característica que nos capacita a integrar e liderar projetos colaborativos como este. A assinatura deste protocolo, entre CIÊNCIAS e a Câmara Municipal de Loulé é o testemunho da nossa dedicação conjunta à pesquisa científica e à conservação ecológica. Este ato simboliza o início de uma parceria que visa não apenas a proteção da gruta e das suas espécies, mas também a promoção da sustentabilidade ambiental e o avanço do conhecimento científico”.

A investigadora CE3C Ana Sofia Reboleira assume a liderança deste que “oferece uma oportunidade única de contribuir para a conservação de um património natural único no panorama mundial, repleto de espécies endémicas, exclusivas de Portugal. Espécies que guardam a identidade de um território e a memória da evolução biológica ao longo de milhares de anos. Ao mesmo tempo, este investimento da Fundação Belmiro de Azevedo-Fundação para a Ciência e Tecnologia, permitirá que uma equipa multidisciplinar possa desenvolver ciência de ponta e contribuir para a preservação de um legado biológico para as gerações vindouras”, refere a professora e investigadora de CIÊNCIAS.

O projeto tem como parceiros a Universidade Lusófona e a Universidade do Algarve, e o apoio da Câmara Municipal de Loulé, do Centro Ciência Viva do Algarve e do Aspiring Geoparque Algarvensis, estando ainda previstas a integração de outras colaborações nacionais e internacionais.

Com este projeto, Portugal reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e o avanço do conhecimento científico, promovendo a proteção e o estudo de um dos seus mais valiosos tesouros naturais.

Related News

view all 8 s
Ana Cláudia Oliveira galardoada com Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022

O Prémio distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina.

09 Nov 2022

Coexistência entre pessoas e vida selvagem em áreas protegidas garante prémio nacional a Joana Gomes Pereira

Investigadora CE3C conquista 3º lugar no Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias 2024 com trabalho desenvolvido em Moçambique.

26 Jul 2024

João Pedro Barreiros agraciado com Comenda da Ordem do Mérito pela Presidência da República

Investigador CE3C distinguido pelo seu notável contributo ao conhecimento e preservação dos oceanos.

10 Jun 2024

Diogo Fernandes conquista competitiva bolsa de doutoramento da Fundação “la Caixa”

Investigação centra-se no desenvolvimento de uma nova estratégia de terapia genética para doença neuromuscular potencialmente fatal e atualmente incurável.

16 Jul 2024

View All News