Contacts Subscribe Newsletter

O artigo “High trophic niche overlap in mixed-species colonies using artificial nests”, liderado por João Gameiro, é um dos 11 melhores artigos para os editores da revista internacional IBIS, especializada no domínio da ornitologia. Os artigos selecionados partilham o facto de terem como primeiro autor um investigador em início de carreira. A seleção final do vencedor está em aberto e depende da votação online do público aqui, até 10 de março.

A investigação e causa teve por base as estruturas artificiais de nidificação erguidas na Zona de Proteção Especial de Castro Verde pela Liga para a Protecção da Natureza para a recuperação da avifauna ameaçada local, sobretudo, da população de peneireiro-das-torres (ou francelho; Falco naumanni). A sua ocupação por diferentes espécies ao longo do ano, e em simultâneo, desencadeia naturalmente interações entre si que, até então, permaneciam relativamente desconhecidas. Importava assim caracterizar estas colónias mistas do ponto de vista ecológico e interpretá-las à luz das suas consequências para a conservação das espécies-alvo.

Foi precisamente este o objetivo do artigo agora nomeado. Recorrendo à análise isotópica da dieta das várias espécies, os autores encontraram uma sobreposição entre o nicho trófico de peneireiro-das-torres, peneireiro-comum (Falco tinnunculus), rolieiro (Coracias garrulus), coruja-das-torres (Tyto alba), mocho-galego (Athene noctua) e estorninho-preto (Sturnus unicolor), e entre os progenitores e as crias de cada espécie. A particular coincidência entre o nicho trófico de peneireiro-das-torres, rolieiro e estorninho-preto não parece resultar num elevado nível de competição interespecífica, face à abundância de alimento, como gafanhotos, que facilita a coexistência entre estas aves. Contudo, este cenário poderá alterar-se em áreas e períodos de tempos onde os recursos escasseiam – uma hipótese cada vez mais plausível face às alterações ambientais impostas pela atividade humana.

Fotografia: João Gameiro
Fotografia: João Gameiro

Assim, a equipa conclui que, aquando do desenho e implementação de medidas de conservação que equacionam a utilização de estruturas artificiais de nidificação, devem ser tidos em conta os nichos ocupados por cada espécie presente na região e a forma como interagem.

João Gameiro era, à data da publicação, doutorando do Programa Doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV), no grupo de investigação em Biodiversidade Tropical e Mediterrânica. A sua orientação esteve a cargo do investigador cE3c Jorge Palmeirim, de Inês Catry (Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves", Instituto Superior de Agronomia) e Aldina Franco (School of Environmental Sciences, University of East Anglia, UK).

Related News

view all 8 s
Ana Cláudia Oliveira galardoada com Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022

O Prémio distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina.

09 Nov 2022

Líquenes e Glaciares, Compostos Voláteis e Camarinhas: Estão Escolhidos os 3 Projetos Vencedores do Orçamento Participativo CE3C 2024

Mariana Ramos, Júlio Laia e João Jacinto são os proponentes dos projetos eleitos pela comunidade CE3C na quarta edição da iniciativa.

11 Mar 2024

João Pedro Barreiros agraciado com Comenda da Ordem do Mérito pela Presidência da República

Investigador CE3C distinguido pelo seu notável contributo ao conhecimento e preservação dos oceanos.

10 Jun 2024

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

Projeto resultante Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023 é coordenado pela investigadora CE3C Ana Sofia Reboleira.

06 May 2024

View All News