O biólogo marinho João Pedro Barreiros foi distinguido com a Comenda da Ordem do Mérito pela Presidência da República no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Angra do Heroísmo. Investigador CE3C, membro do grupo dedicado à Biodiversidade, Biogeografia & Conservação em Ilhas, na Universidade dos Açores, viu a 10 de junho reconhecido o seu notável contributo aos “Açores e o Mar”.
A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade. O distintivo possui a legenda “Bem merecer” em letras maiúsculas de ouro.
Com uma carreira marcada por décadas de dedicação à biodiversidade marinha, ao comportamento dos peixes e aos ecossistemas de que dependem ao largo do arquipélago que o acolhe desde jovem – mas também nos mares que banham a Macaronésia, África, América Central e do Sul –, João Pedro Barreiros continua a desenvolver uma intensa atividade científica e de contributo aos planos e ferramentas que orientam a sua conservação à escala nacional e internacional.
Conhecedor ímpar dos grandes meros, foram estes organismos fonte de inspiração para outro dos seus saberes: a ilustração científica. Em 2022, assina e ilustra o livro “Meros do Mundo | Face to Face with Groupers”, e apresenta a exposição “Retratos de Meros” no Museu de Angra do Heroísmo. A publicação sucede outras da sua co-autoria como “Peixes Marinhos dos Açores” (1997), “Peixes de Costão Rochoso de Santa Catarina, Brasil” (2006), “Animais Marinhos dos Açores – Perigosos e Venenosos” (2007) e o “Catálogo Ilustrado dos Tubarões e Raias dos Açores” (2011).
Entre os inúmeros projetos que abraçou até à data, destaca o estudo dos grandes peixes costeiros do Sul do Brasil pelo largo impacto positivo na sua proteção junto do público, guardando, contudo, o seu maior orgulho para quem teve a oportunidade de ensinar ao longo do tempo.
O mais gratificante na minha carreira é ter ex-alunos que sejam meus mestres, que saibam mais, que tenham feito avanços, que dêem passos em frente e que eu aprenda com eles. Felizmente, isso já aconteceu.
Recém-chegado de uma nova expedição, o investigador continua a expandir ativamente o seu contributo além-mar, desta vez ao largo do litoral Oeste do Panamá e Costa Rica, com o objetivo de dar a conhecer a biodiversidade costeira do Pacífico.
Tenho a clara sensação de que os esforços para conhecer melhor essa riquíssima região têm contribuído para uma boa preservação de diversos biomas e podem mesmo servir de exemplo para como gerir vários interesses na exploração de recursos marinhos vivos.
É este o mais direto reflexo da importância que atribui à Ordem do Mérito. Além do acréscimo de responsabilidade de que o encarrega, e da inesperada honra que o agracia, o agora Comendador João Pedro Barreiros recebe a condecoração como um “forte estímulo para continuar a trabalhar o melhor que puder e souber”.
Durante a cerimónia, inaugurada pelo Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, e com a presença da Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, e do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, foram ainda agraciados Nuno Sá (reconhecido fotógrafo e cameraman subaquático) e Serge Viallelle (pioneiro na observação de cetáceos na ilha do Pico, a título póstumo).
Related News
Investigadora CE3C conquista 3º lugar no Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias 2024 com trabalho desenvolvido em Moçambique.
26 Jul 2024
Investigação centra-se no desenvolvimento de uma nova estratégia de terapia genética para doença neuromuscular potencialmente fatal e atualmente incurável.
16 Jul 2024
A opinião de João Pedro Barreiros, investigador cE3c no Grupo da Biodiversidade dos Açores, a propósito do Dia Internacional da Vida Selvagem
03 Mar 2023