Por toda a Europa, existem centenas de pequenos projetos promovidos por grupos de agricultores, investigadores, gestores florestais, associações ambientais e comunidades locais, que partilham o mesmo objetivo: promover a inovação e as boas-práticas nos setores florestal e agroflorestal. Algumas destas iniciativas enquadram-se em “Grupos Operacionais” (GO) e são normalmente financiadas por fundos regionais e europeus no âmbito da plataforma EIP-AGRI (European Innovation Partnership for Agricultural productivity and Sustainability). No entanto, o conhecimento e experiência adquirida tendem a permanecer nos locais, a não transpor as fronteiras nacionais e a ficar vedados das restantes comunidades europeias, perdendo-se valor.
O projeto GOFORESTS tem por missão dar resposta a este problema, ligando dezenas de GO em toda a Europa para promover a transferência de conhecimento e boas-práticas entre especialistas de 9 estados-membros. Os parceiros do GOFORESTS – entre os quais a FCiências.ID, representada pela investigadora cE3c Cristina Cruz – irão reunir GOs de diferentes países e centrar-se em cinco tópicos principais:
- Mobilização de madeira - aumento do valor da produção e oferta global de madeira de florestas privadas;
- Adaptação das florestas às alterações climáticas - encontrar novas soluções para ajudar os silvicultores a adaptarem-se aos efeitos das alterações climáticas;
- Gestão florestal sustentável e serviços do ecossistema - promovendo as práticas que equilibram a exploração madeireira com fins lucrativos com objetivos ambientais e sociais.
- Produtos florestais não-madeireiros - desenvolver e divulgar novos modelos de negócio voltados para o fornecimento de outros produtos;
- Agrofloresta – reforçar a necessidade de conceber e implementar políticas de apoio adaptadas ao sistema produtivo agroflorestal.
O projeto GOFORESTS irá agrupar, partilhar e disseminar conhecimento relacionado com a inovação neste domínio através do fornecimento de materiais de divulgação personalizados e acessíveis por meio de plataformas existentes, bem como de materiais de capacitação desenvolvidos de acordo com as necessidades regionais identificadas, garantindo-lhe capacidade de ser aplicada.
Os resultados e atividades do projeto (incluindo oficinas nacionais e internacionais) terão como alvo profissionais florestais e agroflorestais, legisladores, conselheiros e decisores políticos, fornecendo informações valiosas sobre o desenho e detalhe de políticas regionais, oportunidades de financiamento e medidas específicas patentes na Política Agrícola Comum.
O projeto teve início no passado mês de fevereiro em Florença, cidade cuja Universidade lidera o Consórcio, e irá decorrer até ao final de 2025. Além da FCiências.ID-cE3c, da Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado e da Solutopos Recursos e Desenvolvimento, representantes de Portugal, o GOFORESTS conta com parceiros de 8 países: Fundacion Centro de Servicios y Promocion Forestal y de su Industria de Castilla y Leon (Espanha), European Forest Institute (Finlândia), Steinbeis 2i GmbH (Alemanha), Gozdarski Institut Slovenije (Eslovénia), Centre National de la Propriete Forestiere (França), Federació Catalana d'Associacions de Propietaris Forestals (Espanha), Latvijas Logistikas Asociacija (Letónia), Bayerisches Staatsministerium fur Ernahrung, Landwirtschaft und Forsten (Alemanha), Regione Toscana (Itália), ETA Florence Renewable Energies (Itália), Centar Kompetencija doo za Istrazivanje i Razvoj (Croácia), e Universidad de Santiago de Compostela (Espanha).
Related News
view all 14 sO projeto é coordenado pela investigadora cE3c Sara Magalhães e conta com a equipa envolvida na Caravana AgroEcológica.
21 Jun 2023
Joana Jesus (ESFE), Beatriz Portinha (EG) e Marta Antunes (EE) irão apresentar os seus projetos no próximo Frontiers in E3.
17 Feb 2023
Evento decorre na terça-feira, 18 de julho, pelas 17h30, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
11 Jul 2023
INCITE-DEM é coordenado pela investigadora cE3c Inês Campos.
03 Mar 2023