A necessidade de reflexão e transformação do sistema agrícola e alimentar é ampla e transversalmente reconhecida, sendo tópico frequente – e até determinante – nas várias agendas nacionais, europeias e mundiais.
O projeto GrowLIFE: An integrated approach to promote sustainable food systems via behavioral changes cross-fostering all parties involved nasceu neste contexto e visa promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental, rumo a uma mudança sistemática de comportamento em produtores, consumidores e decisores políticos.
Coordenado pela investigadora cE3c Sara Magalhães, e envolvendo a equipa do projeto da Caravana AgroEcológica, o projeto dá os primeiros passos públicos esta semana com dois eventos na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que servem de kick-off para as tarefas e mensagens que irá implementar e disseminar.
Além da equipa cE3c-Caravana AgroEcológica (FCiências.ID), o projeto conta ainda com o Turismo de Portugal na coordenação. Tem a duração de cinco anos e é co-financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) da União Europeia (Projeto 101074425 — LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE).
Conferência As Dimensões da Agroecologia: Ciência, Práticas Agrícolas e Movimento Social
22 de junho, quinta-feira, 17h30-19h00, entrada livre
O painel irá focar as suas intervenções nas diferentes dimensões da agroecologia e a sua importância para a sustentabilidade do sistema alimentar:
- Ciência: Professora Cristina Branquinho, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
- Práticas Agrícolas: Anna Morera, Coordenadora da Área de Formação em Agricultura Orgânica e Regenerativa da ONG Deafal, Itália.
- Movimento Social: Professora Irene Cardoso da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil e ex-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e Laura Tarrafa da Direção da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
- Políticas Públicas: Bea Gascó, consultora em políticas agroambientais e rurais de Valência, Espanha, e Professora Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional e Cátedra Unesco em Biodiversidade.
- Moderação por Vera Moutinho, jornalista do Público que tem focado o seu trabalho na sustentabilidade do sistema alimentar.
Dia Aberto de Produtores
23 de junho, sexta-feira, 14h00-18h00, entrada livre
Para que o sistema alimentar seja mais sustentável, temos de conhecer melhor os seus vários atores e refletir sobre como podemos participar no processo de mudança. Como consumidores que todos somos, podemos decidir que alimentos comprar e a quem. Comprar a produtores sustentáveis pode ajudar a transformar o sistema alimentar.
Neste Dia Aberto poderá conhecer produtores sustentáveis que vendem diretamente ao consumidor, experimentar pratos confecionados com produtos sustentáveis por Chefs e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e conversar com todos sobre o papel de cada pessoa na transição do sistema alimentar.
Related News
view all 14 sProjeto GRAVITY é apresentado esta quinta-feira e lança convite para que lisboetas se juntem a cientistas na descoberta da biodiversidade urbana.
14 Mar 2023
Evento decorre já esta quarta-feira, 18 de abril, às 17h30, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
17 Apr 2023
O projeto visa enfrentar o aumento da população de siluro na Europa Ocidental, incluindo Portugal.
12 Dec 2022
Portal é o mais recente resultado do projeto que desencadeou a criação do Livro Vermelho dedicado a estes organismos, coordenado por Maria Filomena Magalhães.
10 Jul 2024