Contacts Subscribe Newsletter
Charles Darwin

No dia 12 de fevereiro, data que assinala os 216 anos do nascimento de Charles Darwin, foi publicado no jornal Público um artigo de opinião intitulado "A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico", coassinado por vários investigadores e professores da área da Evolução em Portugal, incluindo Pedro Simões, investigador do grupo Local Adaptation in Drosophila do CE3C.

A Evolução é um conceito central da Biologia, essencial para compreender a diversidade da vida e os processos de adaptação a novas condições ambientais. No artigo, os autores defendem que a inclusão da Evolução nos currículos do ensino básico é fundamental para fortalecer a literacia científica e o pensamento crítico desde cedo, permitindo que crianças e jovens compreendam melhor o mundo que os rodeia. O texto sublinha ainda a relevância da Evolução para questões como a resistência aos antibióticos, a adaptação de espécies às alterações climáticas e a necessidade de uma abordagem educativa mais integrada.

O ensino mais precoce da Evolução permite não só uma compreensão mais profunda da Biologia e do seu impacto na sociedade, mas também reforça o pensamento crítico e promove a diversidade como um valor fundamental para sociedades mais sustentáveis. 
Pedro Simões, CE3C

Pedro Simões destaca a pertinência desta discussão no contexto do Dia de Darwin:

Neste Dia de Darwin, 216 anos após o seu nascimento, é importante reforçar a importância da Evolução como conceito-chave para a compreensão da Biologia e do seu impacto em diversos aspetos fundamentais da sociedade, nomeadamente na interface com a saúde e na criação da biodiversidade do planeta.

No CE3C, Pedro Simões investiga processos evolutivos em tempo real, recorrendo à Drosophila como modelo para compreender a adaptação a variações térmicas. O seu trabalho centra-se nos impactos das alterações climáticas ao nível fenotípico e molecular, explorando os mecanismos genéticos e evolutivos subjacentes. Atualmente, colabora em redes internacionais, incluindo a European Thermal Fertility Network, que investiga o efeito da temperatura na fertilidade animal.

O artigo completo pode ser lido no site do jornal Público: A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico

Related News

view all 21 s
Fernando Mangas Catarino celebra 90 anos!

Fernando Catarino, biólogo e botânico, foi Professor de várias gerações de docentes e investigadores do cE3c e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

14 Nov 2022

Mesa-redonda CHANGE: “Mais do que Carbono: dar Crédito à Biodiversidade”

CHANGE: Desafios e funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal discutidos no Dia Mundial do Ambiente

25 Jun 2024

cE3c e CHANGE levam restauro ecológico e carreiras científicas a discussão no Encontro Ciência 2023

Evento decorreu em Aveiro, sob o tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”.

07 Jul 2023

CE3C Abre Call para Apoio à Participação no Tropical Summit 2024 para Doutorandos

O CE3C tem o prazer de anunciar a abertura da call para o Apoio à Participação no Tropical Summit 2024, destinada a doutorandos do centro.

01 Aug 2024

View All News