
No dia 12 de fevereiro, data que assinala os 216 anos do nascimento de Charles Darwin, foi publicado no jornal Público um artigo de opinião intitulado "A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico", coassinado por vários investigadores e professores da área da Evolução em Portugal, incluindo Pedro Simões, investigador do grupo Local Adaptation in Drosophila do CE3C.
A Evolução é um conceito central da Biologia, essencial para compreender a diversidade da vida e os processos de adaptação a novas condições ambientais. No artigo, os autores defendem que a inclusão da Evolução nos currículos do ensino básico é fundamental para fortalecer a literacia científica e o pensamento crítico desde cedo, permitindo que crianças e jovens compreendam melhor o mundo que os rodeia. O texto sublinha ainda a relevância da Evolução para questões como a resistência aos antibióticos, a adaptação de espécies às alterações climáticas e a necessidade de uma abordagem educativa mais integrada.
O ensino mais precoce da Evolução permite não só uma compreensão mais profunda da Biologia e do seu impacto na sociedade, mas também reforça o pensamento crítico e promove a diversidade como um valor fundamental para sociedades mais sustentáveis.
Pedro Simões, CE3C
Pedro Simões destaca a pertinência desta discussão no contexto do Dia de Darwin:
Neste Dia de Darwin, 216 anos após o seu nascimento, é importante reforçar a importância da Evolução como conceito-chave para a compreensão da Biologia e do seu impacto em diversos aspetos fundamentais da sociedade, nomeadamente na interface com a saúde e na criação da biodiversidade do planeta.
No CE3C, Pedro Simões investiga processos evolutivos em tempo real, recorrendo à Drosophila como modelo para compreender a adaptação a variações térmicas. O seu trabalho centra-se nos impactos das alterações climáticas ao nível fenotípico e molecular, explorando os mecanismos genéticos e evolutivos subjacentes. Atualmente, colabora em redes internacionais, incluindo a European Thermal Fertility Network, que investiga o efeito da temperatura na fertilidade animal.
O artigo completo pode ser lido no site do jornal Público: A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico
Related News
view all 21 s
Fernando Catarino, biólogo e botânico, foi Professor de várias gerações de docentes e investigadores do cE3c e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
14 Nov 2022

CHANGE: Desafios e funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal discutidos no Dia Mundial do Ambiente
25 Jun 2024

Evento decorreu em Aveiro, sob o tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”.
07 Jul 2023

O CE3C tem o prazer de anunciar a abertura da call para o Apoio à Participação no Tropical Summit 2024, destinada a doutorandos do centro.
01 Aug 2024